Setubal Galapos

É num dia tempestuoso e cinzento que a Baía de Setúbal passa a fazer parte do Clube das Mais Belas Baías do Mundo. A candidatura foi aprovada esta semana em Paris e a autarquia espera que esta vitória possa “projectar a cidade a nível internacional”.

A candidatura foi apresentada há seis meses pelo vereador social-democrata Duarte Machado, responsável pelo pelouro do Turismo no anterior executivo camarário, e foi aprovada esta semana pela associação internacional, que junta 30 países, e que só admite uma baía por país ou por mar.

O actual vereador do Turismo e do Ambiente na Câmara de Setúbal, André Martins, acredita que “a entrada de Setúbal para o Clube das Baías Mais Belas do Mundo poderá projectar a cidade a nível internacional”, além de pensar que a classificação “poderá contribuir para alertar, a nível nacional, para alguns problemas com que a baía se debate, nomeadamente em matéria de poluição e da devolução da cidade ao rio”.

A Baía de Setúbal está entre o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado, num cenário de enorme diversidade de fauna e flora.

Fonte: Classificação aprovada esta semana: Baía de Setúbal entra hoje no Clube das Mais Belas Baías do Mundo – PÚBLICO